top of page

No senso comum utilizamos as palavras Emoções e Sentimentos como sinónimos. Mas, conforme apontam os cientistas António R. Damásio e Josephe E. LeDoux são bastante diferentes: uma emoção é um conjunto complexo de ações que geram alterações no corpo. Essas ações são automáticas e quem coordena isso tudo é o encéfalo (o cérebro faz parte dele). Então, a emoção é a ativação do sistema endócrino (hormonas), sistema nervoso autónomo (ex. o coração acelerado, dor na barriga, etc.) e o sistema musculoesquelético (músculos tensos, expressões faciais).

As Emoções podem ter uma conotação positiva ou negativa. É uma forma de avaliá-las como “agradáveis ou desagradáveis”.O Sentimento é o significado que o cérebro dá para a experiência fisiológica que a emoção gerou. Então é a perceção consciente dessa experiência.

 

Segundo Damásio, o controle emocional é um treino que podemos fazer para aprender a sentir as Emoções e/ou diminuir sua intensidade. Isso é muito comum nos praticantes de meditação. Alguns estudos mostram que a amígdala (cerebral) dos meditadores fica mais “forte” e por isso as emoções são menos intensas. Mas as emoções estão igualmente lá.

 

No vídeo do treino 3 irei abordar a diferença entre sentimentos e não sentimentos, bem como as emoções. Convido-te antes, a mergulhares nos teus conhecimentos presentes, e teres consciência à priori dos teus pré-conceitos sobre estes temas, para que possas estar pronta(o) para escutares novas ou diferentes perspetivas sobre estes temas.

1.   O que são para ti sentimentos e não sentimentos?

2.   Como costumas lidar com as tuas emoções e sentimentos?

Convido-te, a participa no Fórum para crescermos juntos.

mantra_3.jpg
exercicio-3.jpg

Descarrega o Workbook do Treino 3 aqui em baixo:

bottom of page