top of page

Hoje é o Treino Ouro. Aquele que tem de estar sempre presente na nossa comunicação. Quer na comunicação com nós mesmos quer com os outros. 

A capacidade de observar requer um particular treino ao qual não estamos habituados, quer pela educação que tivemos, quer pelos aspetos culturais, sociais e também pela a própria biologia do processo do pensamento. É desafiante acalmar os pensamentos e a programação mental leva-nos para um pensamento binário, do bem e do mal, do certo e do errado. E em modo automático o cérebro produz este pensamento de rotular e de AVALIAR. Esta avaliação ou rotulação poderá servir como os valores norteadores da nossa vida mas muitas vezes também nos condiciona e nos limita a ver além, sair da zona de conforto, experimentar diferente, mas acima de tudo CONDICIONA UMA ESCUTA MAIS EMPÁTICA, pois esta avaliação do que consideramos que é certo leva-nos a uma rejeição do que é diferente da nossa avaliação.

Então hoje convido-te a experimentares um estado de neutralidade, de observação dos factos sem avaliação. E aí permites que aconteça uma neuroplasticidade do teu cérebro, criando novas sinapses, permitindo que a tua consciência se expanda através da observação.

 

Bom Treino!

Convido-te a partilhares nos comentários o que descobriste nas observações.

mantra_6.jpg
exercicio_6.jpg

Descarrega o Workbook do Treino 6 aqui em baixo:

bottom of page